Páginas

segunda-feira, 14 de abril de 2025

Kriya Yoga Sadhana 86 Shrimad Bhagavad Gita dias 23/03 a 14/04

 


Shrimad Bhagavad  Gita 

Moksha Sannyasa  Yoga 

A Yoga   da Forma Cósmica Revelada 

 Capítulo 11  v 29




                                                        yathã pradiptam jvalanam patangã
                                                     visanti nãsya samrdhhavegãh
                                                     tathai'va nãsãsya visanti lokãs
                                                      tavã'pi vakrãni samrdhhavegãh


Uma mariposa corre para entrar em uma chama ardente, mas alcança sua extinção; assim, as pessoas correm para sua boca com grande velocidade para sua destruição.


Sri Paramahamsa Hariharananda no seu Livro Bhagavad Gita in the Light oof Kriya Yoga explica este versículo:

O rio e o oceano não são nada mais do que o oceano. O rio flui mas o oceano é constante. Quem não percebe isso é comparada aos insetos , os sentidos . De dia ativos, mas são atraídos pela chama brilhante da noite, o fogo, pensando que são uma flor e sentem prazer. Não sabem que este fogo é a causa da sua destruição.

As pessoas iludidas, apegadas aos sentidos, não sabem o que é certo ou errado, não sabem onde empregar os seus esforços. A loucura pela gratificação dos sentidos é a causa da destruição e da morte. No kutastha, na chama da consciência divina e da iluminação divina, todos os insetos da inquietação são queimados. A meditação traz paz.

O Mestre sempre responde a qualquer coisa , mas nunca é quando eu quero, pois na verdade ele sabe o momento certo para que seja de fato utilizado para minha evolução. Eu vivo leelas que foram organizando e estabilizando minha vida no presente e na realidade deste plano terrestre. . que revelam o processo da minha vida. Isso iniciou com Jagannath pisando na Índia Bubaneswar  Puri de Bhaligai, tudo acontece comigo em um plano, uma dimensão diferente. Só assim eu pude compreender muitas coisas na minha vida , tudo o que foi acontecendo de um modo sincronizado. 

Voltando , Na semana passada Guruji respondeu prontamente a a problema familiares sérios para mim, pois causou um desequilíbrio emocional , o que me abala profundamente . 

Como sempre me refugio na meditação tentando recolher os sentidos dos chakras sutis na coluna e na face. Me entrego à graça divina de Shri Guruji , na Kuthstha, centro da alma, tentando acalmar a mente, focando no chakra do coração, onde os bloqueios e forças negativas dos sentimentos e palavras desequilibradas , causaram sofrimento e doença em tantos anos da minha vida. Eu digo não para isso, e intensifico a oração e a meditação, buscando a união com o Mestre, ouvir sua voz e o seu silêncio  dentro de mim. Não posso  me deixar  iludir pelos sentidos exteriores. Eu quero a paz para mim para minha família e a extensão da existência individual. 

Tenho me empenhado ao máximo praticar as técnicas de meditação exatamente como o Mestre me ensinou na iniciação e nos raros momentos em que sou guiada com sua voz divina no plano físico, mas a profundidade da meditação , a sutileza de cada respiração e movimento até a experiência cada vez mais próxima do silêncio é o que desejo, quero e onde tento colocar todos os meus esforços.

A orar, ouvir mantras e cantos devocionais, ler escrituras e textos que falam de Deus são a minha companhia. Ammo as deidades formas divinas que me inspiram e com as quais o Senhor me ensina através das suas leelas. Me mostra que a vida é a mahaleela e que ao final de todas elas vamos chegar ao Supremo, o desafio é utilizar o tempo de modo sábio, fazer tudo com cuidado. É difícil mas estou realmente tentando.

Assim a leela do Senhor Jagannath e Gopala tem sido a forma simbólica da comunicação, do caminho devocional até a maturidade, a dissolução. Eu converso com o Mestre com a minha fala, pensamento lágrimas ou silêncio, falo com Jagannath, com Gopala e Gomata como uma criança.

Encontrar Gopala na Grad Road e estabelecer com ele esta conexão divina. Veio da India comigo, sumiu misteriosamente e reapareceu em 2023. Ele tem sido a testemunha.

Trouxe comigo uma murti de Jagannath um shivalingam e outras deidades.

Fiz  um ídolo do Senhor Jagannath com as minhas próprias mãos e enviei para Shri Guruji na peregrinação , expressando minha devoção meu desejo de ser abraçada e protegida por ele.

Depois receber uma murti de Jagannath de presente  do Mestre simboliza uma conexão com o divino,  o amor universal, a compaixão e a unidade entre todos os seres. É receber o seu Amor.

Recebi uma imagem de Jagannath como presente, uma bênção do Senhor do Universo, a mensagem do Mestre de que ele reconhece a minha fé e amor. Uma conexão com o divino, uma forma de me sentir mais próxima de Jagannath.

Recebi através do Swami Arupananda uma concha: proteção, boa sorte e comunicação com o mundo espiritual , natural e sobrenatural.

Escrevi o Livro : O abraço do Senhor Jagannath , simplesmente porque fui acolhida em Puri por ele, pelo Mestre. Pesquisando descobri que O Senhor Jagannath, sem as mãos, simboliza a universalidade do divino, não precisa de mãos para oferecer bênçãos ou abraçar seus devotos. Seu amor abrange a todos, independentemente da forma.

Recebi do Mestre, através do Swamiji ,  uma Lila Kaibalya , estou comungando com o Senhor e só agora descobri seu nome e significado . Os devotos que  não residem em Puri , mantém um pacote de Kaibalya em casa como um bem espiritual e permanece em paz, buscando uma conexão interior e pertencimento ao Senhor Jagannath. Assim eu me sinto conectada realmente.

A imagem de Jagannath em um pingente, que eu comprei e foi abençoado pelo Mestre na sua vinda em 2023 me permitiu viajar com Jagannath pelas ruas da cidade em sua carruagem , um desejo antigo de viver o espírito inclusivo e unificador do festival Rath Yatra. O Mestre me leva até lá e me ensina diretamente, atraves da sua transcendência.

Assim O Senhor Jagannath, atendeu ao meu pedido de misericórdia sua imagem  apareceu imediatamente em uma postagem no qual Guruji segurava um quadro dele nas suas mãos , pedi perdão pelo meu desequilíbrio e por fim pedi para  me ajudar a me manter firme na disciplina, estudo e amor. E consegui restabelecer minha rotina, minha sadhana , o episódio que o durou nem um dia , tudo se restabeleceu.

Swami Arupananda mandou fotos de Gopala e Gomata  com ele, em uma cerimônia depois que eu mandei uma foto com ele em 2007 , ele se lembrou de tudo o que vivi lá  no Ashram com ele.  Isso encheu o meu coração de contentamento. O amor maternal que Gopala despertou em mim, sua companhia dia e noite foi uma experiência maravilhosa e acendeu a chama no meu coração.

Palavras Yogananda:

"Alguém que te ama incondicionalmente é alguém que você conheceu antes"

Com certeza o meu amor imenso pelo Mestre tem se provado ser incondicional, assim creio que o conheci mesmo em outra vida e mais conheci a glória divina nesta vida desde cedo, já era ele, Deus me chamando de volta, me ensinando como voltar para o Supremo.

A lição da destruição da ilusão dos sentidos característico das mariposas ,  e  aumentar o apego a Deus e ao Mestre , somente a ele, este é o caminho da Paz e do Amor Divino.

Assim como Sati  entregou tudo seu corpo, mente e vida ao fogo sagrado , espero que o Senhor receba minha intensão de me entregar à divindade e aceite a minha renúncia e amor. Através das 5

Encontrei na pesquisa,  sequência  da minha sadhana , uma informação de que Mãe Vimala é Shakti de  Jagannath Vishnu e Shiva, fiquei muito feliz pois agora compreendo um pouco mais esta verdade na meditação . Eu estava estudando as 51 peets na sequência da Mahakhumbamela,  Mahashivaratri  Shivalingam Mahashivaratri Jagannath , Gopala 

Tudo isso para tentar localizar com precisão estes pontos no meu corpo sempre quero aprender dentro e fora de mim. Agora eu iria me aprofundar nas 51 letras e 51 partes do corpo.

O termo "Deva bhasha" (ou "língua dos deuses") ésânscrito, q língua sagrada. As razões pelas quais o 

 O sânscrito tem uma longa associação com as escrituras, os rituais e a filosofia hindus. É a língua em que muitos textos sagrados, incluindo os Vedas, os Upanishads e épicos como o Mahabharata e o Ramayana, foram compostos. Esse profundo significado religioso e cultural contribui para sua classificação como uma língua divina.

Práticas religiosas : Em muitas práticas religiosas hindus, o sânscrito é a língua usada para mantras, orações e rituais. 

Os Puranas dizem que Shiva vagou com o corpo morto de Sati  até que Vishnu  apareceu e cortou o corpo em 51 pedaços, que se tornaram os 51 Shakti Peetas.

O Seminário para mim era um aprofundamento e aperfeiçoamento .

Resolvi levar o bebê divino Gopala, que é pra mim também  a forma de bebê Shiva e bebê Brahma ,pois todos eles são a forma de Brahman ( trimurti)  . Foi me acompanhando no Seminário de Kriyas Elevadas, mais uma vez como testemunha deste meu longo processo

No dia 29 segui levando o bebê  junto ao meu coração , onde ele estava quando sent  pela primeira vez em Puri, a respiração suave guiada pela alma. Utilizei minha camiseta de viagem : Mãe Durga ! ( eu não fazia ideia que o Navaratri do início do ano, Chaitra navratri  também era celebrado em Puri, além do e 2) Sharad navratri  e nem que haviam 2  Navaratris secretos em cada mudança de estação: Gupta Navaratris .

O levei comigo O Gopala para o Ashram pela segunda vez.  A primeira foi em 2008, quando lá não era o espaço físico do Ashram ainda.

Enfim este Seminário foi dedicado à Mãe Divina . Era  o início do Navaratri também . No ano passado me dediquei a cada forma da Mãe Durga .Cada noite é dedicada a uma manifestação específica da deusa Durga, como Durga, Lakshmi e Saraswati.Aprendi na Kriya Yoga a celebrar a Mãe Divina Durga como Kundalini  Shakti de Shiva , Vishnu e Brahma , mas meu intelecto não havia feito esta associação, meu exercício é relacionar a minha prática de meditação, a experiência, o conhecimento e a devoção. 

A Mãe Durga é celebrada duas vezes no ano. O Ano passado eu celebrei a partir do Seminário de Fundação do Ashram  em outubro Saradha Navaratri.ou Vasantā Navaratri, ou o Navaratri da primavera Coincide com o início da primavera, quando a lua cheia alinha-se com Chitrā, o 14º nakṣātra ou casa lunar. 

Shailputri: A filha das montanhas, que simboliza devoção e purezacoração puroO início  foi em  30 de março com o primeiro dia dedicado à adoração e imersão na energia divina de Maa Shailputri, a primeira forma da Mãe  Durga, surgiu de Sati. Seu próprio nome significa "Filha das Montanhas", que é um sinal de seu nascimento como filha do Himalaia. Ela monta no touro sagrado chamado Nandi, que simboliza pureza e devoção enquanto segura um Trishul (tridente) em sua mão direita e uma flor de lótus em sua esquerda. " Mulhadhara Shakti a disciplina espiritual ( localizar deixar fluir e travar) 

Brahmacharini: A forma solteira de Parvati, que simboliza penitência e devoção, calma ( 31/03) swadhisthana shakti  Ela fez mais de mil anos de penitências, Kamadeva provocou o Senhor Shiva para ele se casar com ela ele o transformou em cinzas. Ela continuou sua penitencia, só pensava no senhor Shiva.  Ele estava ciente o tempo todo e decidiu convencê-la de parar o caminho de tapasya, mas ela foi irredutível. Vendo a sua determinação Shiva decidiu se unir a shakti. Senhor Shiva é a alma, Parvati a mente. Após o autocontrole a pessoa pode atingir o estado de Bramacharini.

Shakti e Sabda Brahman

Então no Seminário senti  enorme poder da Mãe Divina Shakti , a sua energia fluindo no meu corpo atraves dos chakras  na meditação , a localização até onde aprendi neste nível da iniciação. Sentir a energia divina ascender atraves do sushumna de modo firme, suave e harmônico é a pratica da meditação  real.

 Shri Guruji ensina no seu livro Aksara Tattva:

Os estágios  de Sabda Brahman, som divino , para  pasyanti, madhyamã e vaikhari são a evolução de shakti a energia no corpo vivo 

"No Tantra , as cinquenta ou cinquenta e uma letras, incluindo vogais e consoantes de A a Ksha, do próprio alfabeto Devanagari , o Varnamala de bija , são  as próprias Matrikas. 

São   infundidas com o poder da própria Mãe Divina. As Matrikas são consideradas a forma sutil das letras (varna) . Essas letras combinadas formam sílabas (pada) que são combinadas para formar frases (vakya) e é desses elementos que o mantra é composto. 

Acredita-se que o poder do mantra deriva do fato de que as letras do alfabeto são, na verdade, formas da Mãe Divina.  Os 50 Matrika Kalas são dados na mesma conta como segue: Nivritti, Pratishtha, Vidya, Shanti, Indhika, Dipika, Mochika, Para, Sukshma, Sukshmamrita, Jnanamrita, Apypayani, Vyapini, Vyomarupa, Ananta, Srishti, Riddhi, Smriti, Medha, Kanti, Lakshmi, Dyuti, Sthira, Sthiti, Siddhi, Jada, Palini, Shanti, Aishvarya, Rati, Kamika, Varada, Ahladini, Pritih, Dirgha, Tikshna, Raudri, Bhaya, Nidra, Tandra, Kshudha, Krodhini, Kriya, Utkari, Mrityurupa, Pita, Shveta, Asita, Ananta"

Swami Atmavidyananda fez referência à 

Mundamala  da Mãe Kali

 Kali é frequentemente retratada usando uma guirlanda de 50 cabeças decepadas, que simboliza as 50 letras do alfabeto sânscrito. Essa guirlanda é chamada de mundamala.A guirlanda de cabeças representa o Varnamala, ou a Guirlanda de letras do alfabeto sânscrito

As cinquenta ou cinquenta e duas cabeças ou crânios no mundamala são  as letras do alfabeto sânscrito   Kali é a portadora  do  Sabda Brahman , a Realidade Última reconhecida como Som e o som primordial da sílaba sagrada Om 

 Shri Guruji ensina no seu livro Aksara Tattva:

Sabda Brahman: O som é Deus

Pralaya, o Universo se dissolve, o imanifesto se manifesta , o primeiro som é sabdha brahman

Ayakta onipotente , são diferentes estados de sons

Com a ajuda da respiração entoamos om que de fato é Brahman, isso se torna a semente da fala: paravak ou a fala suprema. Paravak vai para a mente e se experimenta pasyati  a forma eterea, sutil e visível. A fala interior pousa no cérebro.

 Quando sabdha brahma atinge anahata se uni a budhi ou intelecto e se torna madhyama , mais perceptível que pasyanti , mas não audível no ouvido externo.

Som vai primeiro para o coração , pensamento, emoção aí madhyama  ( intermédiario ao som audível )

Mdhyamã é a expressão do pensamento e da face.

O som das orgão  vocais   é vaikhari . Boca através da língua e se manifesta.

Shakti

Os estágios para, pasyanti, madhyamã e vaikhari são a evolução de shakti a energia no corpo vivo 

Aqui entendi o poder do jejum e do silêncio. Não quis o alimento: ele me olhou me ensinando o que não fazer, antes do jejum em 20244.

Aqui o Mestre continua seu ensinamento de 2023 ( Deus está dentro de nós introverter os sentidos), anahata devoção. eu passei a ouvi-lo com clareza, ofereci a lotus do centro médio do meu coração para ele.

 Sobre 

Além de ksara perescível  aksara imperescível se mergulha no absoluto, estado sem pulso ou respiração a completa união com o Supremo.

O poder da fala : falar: ksara com letras mantras aksara  ( Força do falar : Mãe Saraswati

 A força do silêncio : Quando Arjuna ficou em silêncio o Senhor Krishna começou a ensina-lo

Falamos com a mente  esta é a mais perigosa. Cerebro + pensamento. Temos que ter cuidado, a consciência do corpo e dos sentidos causa problemas.

O verdadeiro silêncio é o Silêncio da mente.

Concentração e meditação no templo do silêncio se ouve o contínuo som divino, a voz de Deus.


Agora o Mestre completou o ensinamento do último Seminário  2024

Sentado na base da árvore , o topo da cabeça  o jovem guru( alma) ensina no silêncio e as dúvidas do discípulo velho desaparecem . Vínculo: a respiração no topo. O Mestre mostra jnanamudra

"Unir as pontas do polegar e do indicador, formando um círculo, e estender os outros dedos

Equilibra os hemisférios cerebrais, acalma o sistema nervoso, melhora a concentração e a intuição

Representa a sabedoria de saber que a alma individual é uma com a alma suprema

Praticado na meditação para ajudar a alcançar um estado de consciência superior

Jnana mudra é uma postura de mãos do yoga que significa "o gesto que outorga o conhecimento". É também conhecido como o gesto da sabedoria. "

Cinco dedos são os cinco aspectos : Sattwa, rajas, tamas  indicador:Ego e polegar: Alma 

Significa: eliminar ou submeter o Ego a Deus

Quando o guru e o discípulos estão sentados na raiz você ensina a sí mesmo.

A alma é sempre jovem.  O corpo é sempre velho. Se a pessoa se identificar com a alma será sempre jovem.

Discípulos  são a mente, o intelecto e o ego

O silencio exterior leva ao silencio da mente  e dos pensamentos, se concentrar em 1 pensamento. Meditar é não pensar!

Controlar a mente é a paz

Paramahamsa Hariharananda ensina no seu Livro Shrimad Bhagavad Gita  Capítulo 15 verso 18 

A sem forma , o Ser Supremo em cada respiração ( purushottam ) livre de maya 

livre dos tres estados da matéria

Plano Astral. U meditação profunda " sa" conhecimento, consciência, superconsciência e consciência cósmica.o seu próprio Ser

M a respiração  que ativa todo o corpo. É a vida , a reespiração ínalada e exalada por "sa" a partir da pituitária ( Kutastha) 


Deus sem forma e o shivalingam , o corpo, a energia e a alma.

Sri Maa Adi Para Shakti Durga Jagat Janani Jagdamba é a deusa suprema Para Brahman Realidade Suprema. Lakshmi, Saraswati e Parvati são uma de suas três formas principais juntas, chamadas de Tridevis.

De acordo com Saiva Siddhanta, a parte inferior (pedestal) do Shiva lingam representa parashakti, enquanto a parte superior (pedra oval) representa parashiva .

Mãe Vimala Jagannath e Shiva ... o chakra laríngeo sempre grata !

Os quatro lados da cabeça e o centro. As 4 Mães Divinas ... so experimentando....

 Pedi para o Swami Atmavidyananda abençoar o Gopalinha ! ele sorriu ! 

O Seminário foi uma bênção, recebi a graça divina de aprofundar mais e mais a meditação, me estabelecer na fontanela, por um tempo muito maior na presença do Mestre. Ele me ensina como expandir o coração e me concentrar demoradamente em cada parte do corpo cada  célula. Como manter  manter o sushumna desbloqueado com a concentração na nas travas de cada chakra e assim aprender realmente como meditar. Perceber a beleza de Deus  na verdade só agora aprendendo a meditar .

Swami Atmavidyananda aprofundou os saberes da Kriya Yoga nesta etapa e eu sou muito grata, imensamente. Fui mais uma vez abençoada! As palestras do Swami Ishwarananda e John Baba inspiradoras.

O Swami entoou mantras para Ma Saraswati e Durga Ma. Explanou sobre a Mãe Durga.Me lembrei da japamala de pérolas que comprei no mar de Puri se foi quando entrei no mar de Santos, dia de Yemanja, dia de Saraswati puja!As sílabas sagradas, os mantras, a escrita...

 Na minha pesquisa refleti todo o sofrimento dor e doenças que se revelaram após a minha iniciação, com certeza por faltas, erros e pecados anteriores. Mãe Sita se entregou ao fogo por amor. Isso dura quase 20 anos e aquela chama do amor em Puri continua a arder no meu coração e mente. Agora nas 51 peethas 51 partes do corpo 51 sílabas sagradas...( planeta mercúrio ).  

Obter esta informação é interessante , mas Viver isso é realmente transformador e seu valor inestimável.

 Fiz novamente o ritual de 9 dias para a Mãe Divina Durga como em Outubro. Controle dos sentidos, da língua, jejum mas desta vez foi diferente fui aprendendo a me concentrar e a mergulhar em cada uma das sua formas.; Brahma , Guru é  sem forma e a forma divina trimurti, tridevi e triveni ( Ganges n topo até o cent5ro da alma e fluindo por todo o corpo)

Na volta para casa continuei :

Chandraghanta: A destruidora de demônios, que simboliza bravura e serenidade.( 01/04)

 Representa destemor e coragem. Ela é o símbolo da paz interior e tranquilidade, e é conhecida por sua natureza pacífica e de bem-estar. Ela também é associada ao crescimento espiritual e à iluminação, e acredita-se que concede aos devotos força e poder eternos para superar as adversidades da vida. Maa Chandraghanta é a forma casada da Deusa Parvati, que adornou sua testa com uma meia-lua após se casar com o Senhor Shiva. Ela é a regente do Sol e é conhecida por sua natureza pacífica e de bem-estar.  É a trava do Manipura Chakra, localizado no umbigo para o Anahata.  Maa Chandraghanta é associada ao crescimento espiritual e à iluminação. Dizem que sua adoração ajuda os devotos a se conectarem com seu eu interior e a atingirem o despertar espiritual. superar o medo, a ansiedade e as dúvidas, e a desenvolver uma personalidade forte e confiante.

 Shri Guruji :  Candra ( lua) ghantã sino. Candra simboliza a mente humana. e a luz. A lua e a mente estão relacionadas. O sino é o som divino primordial, o som cósmico da Mãe Divina. O som do silêncio interior na meditação, anahatha nãda. O som contínuo do sino, da flauta a canção da Mãe. 

Não vou especificar minhas experiências com a Mãe Divina, vou apenas citar, por enquanto.

KushmandaA criadora do universo, também conhecida como a Deusa do Ovo Cósmico.( 02/04)

.Skandamata: A mãe do Senhor Kartikeya, também conhecida como a Deusa da maternidade e das crianças. ( 03/04)

Katyayani: A forma feroz de Durga guerreira , vence com sabedoria e harmonia.( 04/04)

Kalaratri: A destruidora da escuridão e da ignorância.( 05/04)

Mahagauri: O símbolo da pureza e serenidade.(06/04)

Siddhidatri: A doadora de sabedoria e poderes sobrenaturais ( 07/04)

outro dia descrevo...

No dia 08 sonhei com Guruji estávamos em um evento e ele falava em português! Mais claro impossível ! finalizei minha celebração levando o Gopala para o oceano, para estar em Puri comigo, meditei na praia em uma sombra, foi perfeito!

jai guru omkara