Páginas

quarta-feira, 22 de janeiro de 2025

Kriya Yoga Sadhana 78 Shrimad Bhagavad Gita dias 06/01 a 22/01

                                     Shrimad Bhagavad  Gita 

Prakriti  Yoga 

A Yoga do Conhecimento do Corpo e o Conhecedor

 Capítulo 13 v 01



arjuna uvãca
prakritim purusam cativa
ksetram ksetrajnam eva ca
etad veditum icchãmi
jnãnam jneyam ca kesava

Arjuna perguntou:

Prakriti e purusha, o campo e o conhecedor do campo, tenho o desejo de conhecer tudo isso, o conhecimento e o conhecedor do conhecimento.



 No seu Livro Guruji cita Lahiri Mahasaya : Fountainhead of Kriya Yoga

   "Se alguém trabalhar com desapego interior, mesmo permanecendo no mundo, poderá mitigar o mau karma."

No seminário InternacionaL de  Kriya Yoga  Guruji Guruji falou deste capítulo da Gita: A Criação nada mais é do que manifestação de Deus. Temos que entender o corpo mas precisamos ir além. A Sadhana, praticar a Kriya, meditar diariamente assim é possível estar conectados com o Cosmo, com o Ser Supremo. O corpo é um microcosmo do cosmo. O corpo é o templo de Deus. É preciso disciplinar a mente. O Senhor fala qual é a verdadeira devoção e conhecimento através da autodisciplina, auto entrega. Descreve o jogo lila do Supremo na forma do corpo , o infinito no finito. O Self, Ser Supremo irradia a alegria divina que só pode ser realizada por aqueles que meditam e tem a visão correta.

O Guruji falou que o corpo é um pote, fez a analogia, Eu compreendi como isso pode ser um ensinamento para Cartilha , o pote os cinco elementos, Gomata e Gopala.

Minha mente estava aflita e confusa sempre que o tema era servir Shri Guru, como partilhar tanta sabedoria que ele tem me revelado, seus ensinamentos diretamente de como meditar. A cada meditação mais e mais sabedoria! Sempre perguntei a mim mesma qual é o sentido de ser parte, consciente da Lila, o Plano de Deus para a minha alma em peregrinação. 

Contribuir para o Evento com o Guruji na  Amazônia abriu uma grande porta, um portal que eu aguardo há muito tempo. Bati muito nesta porta do lado de dentro tentando meditar, expressar  até que resolvi abrir ou consegui abrir  "O Mestre entrou e me deu a sua bênção. Um longo e sofrido processo e adoecimento e cura. Tenho pequenas lesões mas as cicatrizes já são a maior parte do meu corpo, coração e mente. O abalo no meu centro da alma foi imenso mas tudo está sendo restaurado pelo Mestre. 

Shri Gurji ensina no seu Livro  Path of Perfecion:

"As pessoas correm atrás de títulos. As pessoas correm atrás de posição. As pessoas correm atrás de poder. Tentamos chamar a atenção dos outros de muitas maneiras diferentes. Devemos tentar melhorar nossa qualidade, em vez de chamar a atenção dos outros. Devemos pensar com mais clareza e entender mais quando interagimos com os outros, em vez de tentar demonstrar alguma forma de superioridade. Devemos superar nossas fraquezas e negatividades enquanto ajudamos os outros de forma humilde. Não permita ego, emoção, raiva, ciúme em conexão com nossa atitude prestativa. Podemos curar uns aos outros mais com amor, gentileza e compaixão do que com ego e emoção. Se realmente queremos ser pessoas melhores, isso não ocorrerá devido à aparência externa, grau ou diploma. A transformação interna tornará cada um de nós melhor."

Eu mesma pensei que tudo estava perdido, precisando de tantas transformações , prejudicando a mim além de quase todos à minha volta. O Mestre me acolheu mesmo contra tudo e contra todos tem me ensinado a me perdoar, sorrir e seguir em frente. Com ele, na presença dele, tudo é tão simples, tão leve, pacífico ! Hoje tenho clareza das minhas limitações , pelo menos muitas delas que bloqueavam a energia da Mãe Divina. 

As forças demoníacas destroem toda a vida material, nosso corpo, mente e razão, mas quando chegam no centro da alma, u  Mestre realizado consegue purificar tudo e restabelecer o caminho a jornada de um modo limpo. Somente ele sabe, conhece nossa jivatma quando nos rendemos e entregamos toda a nossa vida , nossos corpos sombrios para que ele ilumine! Sem confiar plenamente que o Mestre é a presença, a voz o amor e a energia divina plena, Esta entrega é muito difícil  a faxina continua acontecendo. 

Na minha mente vem a Maha Kumbha Mela acontecendo agora. O Swami  foi  e levou com ele a minha expressão de gratidão sincera mas muito desajeitada.  peço à Mahashakti , a união triveni , que abra cada vez mais este caminho no centro da alma onde vai se abrindo a visão real, possível com a graça do guru. Uma grande ambição espiritual. Esta comunhão que é indescritível.

Meditando, orando jejuando para controlar a alimentação e a fala reflito sobre a origem da Maha Kumbha Mela há alguns meses quando estava conectada nas diferentes manifestações do Senhor Vishnu

Na agitação do oceano compreendi algumas coisas , aqui reflito na luta entre o bem e o mal na minha existência, a ilusão necessária a forma simbólica ( não sei se este é o termo ) talvez transcendente, sincronizada... enfim a busca da felicidade, o encontro com o Supremo através desde corpo, que é o templo de Deus.

A felicidade, o amrita o elixir da imortalidade vem do oceano com Danvantari que é o Pai da medicina ou cura. O pai, o Mestre que entrega este elixir para todos os que buscam, O verdadeiro elixir é para mim o encontro com o Mestre no centro da alma , apesar de perceber o meu corpo, sinto a presença divina por toda a parte, estando concentrada, unida ao guru, aprendendo   com sua voz e no silêncio . Mas o mal quer a felicidade, a comunhão com a luz, a eternidade.

O bem já venceu esta batalha é para a aprendizagem a construção de um corpo de luz. Um corpo-mente equilibrado que possa atravessar o portal da morte física sem tantas sequelas e confusão. A consciência humana aida é cheia de ignorância. A Ignorância é a sombra. O Mestre é a luz.

Palavras descrevem tudo isso , mas viver isso é a única realidade. O viver espiritual, a sadhana é que vai fazendo a transição da animalidade para a consciência humana daí para a consciência divina.

A batalha continua até que sejamos emancipados, até a realização em Deus a consciência divina,  união plena  com o Supremo. Sem o Mestre corremos o risco de nos deixar levar pelo mal ou pela vaidade de praticar o bem.

Assim me lembro dos Devas e Asuras. Mesmo depois que o Senhor Shiva bebeu o veneno gerado por esta luta insana, este jogo  no qual nos identificamos com o bem ou o mal, mas que isso tudo serve para um sentido, isso não quer dizer que nós vencemos o mal. Mas que o mal pode ser vencido por Deus , dentro de nós. Deus é o Supremo, tudo o que podemos desejar.

Os devas e asuras desejavam o nectar. O Senhor como Mohini encantou a todos iludindo os devas e asuras, separando uns e outros, Foi distribuindo o nectar para os devas , mas um asura ficou na fila dos devas e recebeu uma gota do nectar. O Senhor cortou a cabeça dele, com seu disco  e enviou sua cabeça para o céu, esta parte me faz lembrar de como a Mãe Kali , do Senhor Shiva com Ganesha, fazem com o mal em nós, nossa ignorância. Ainda estou tentando assimilar isso. O Sol e a Lua avisaram Mohini que o mal estava na fila errada tentando enganar a Deus. Onde estou? Acho que somente cortando minha cabeça , a mente confusa o bem vai realmente se estabelecer. A Luta continuou e continua, esta é a lila, o desafio , a necessidade de crescimento, evolução espiritual.

Penso no centro da alma, o sol e a lua , o núcleo da alma, a caverna de brahman, o terceiro olho da Mãe Divina triveni  prakriti que vislumbro na meditação quando estou no centro da alma Purusha , O Ser , que nos chama , que o guru  nos conduz. Depois de tanto desejo , tanto buscar , até mesmo no caminho da Kriya , fui iniciada, purificada es tou me curando e somente agora e agora aprendendo a praticar realmente.

Enfim gotas do néctar vem do universo direto para a Terra nestes dias , aqueles que querem a libertação mergulham no encontro dos tres rios sagrados yamuna, ganges e saraswati. Na companhia do Mestre este mergulho acontece , não é uma tentativa , um discurso  e sim uma realidade, uma experiência efetiva dentro de nós . Acho que sou um ser humano privilegiado , recebo a graça de receber um gotinha , uma infinitamente pequena gota durante a pratica da Kriya Yoga , tenho muito, muito que caminhar e evoluir neste caminho espiritual seguro, guiado diretamente por Deus , O mestre é um com ele.

Ter saúde. sanidade .. cuidar da saúde física, mental espiritual , é isso mesmo!

Vinoba ensina acerca do  C 13 verso 14

"Portanto, a ideia que o Senhor está apresentando no Décimo Terceiro Capítulo é extremamente valiosa: Você não é o corpo, você é o Eu (tat tvam asi). Este pensamento, este ditado é minha capa externa; você é o mais nobre, sublime e santo. Encontramos esta ideia em todos os lugares na literatura sânscrita: "Você não é a capa externa, você é o núcleo puro e indestrutível dentro". No momento em que um homem percebe que ele é Aquilo - O Eu Supremo - e não o corpo, um novo tipo de alegria que nunca foi experimentado antes surgirá na mente. Nada no mundo pode destruir, nada é capaz de destruir o eu. Este pensamento sutil está implícito neste ditado.

 No seu Livro  Guruji ensina:

Shree Shree  Guru Gita ( Skanda Purana)   Capítulo 3  verso    302 

savarupajnãnasunyena  krtamapyartam bhavet

tapojapãdikam devi sakalam bãlajalpava

302.O Devi! Sem o conhecimento da própria natureza, tudo o que se faz é infrutífero. Consequentemente, a penitência, o canto e outras formas de adoração tornam-se nada mais do que a tagarelice de uma criança.


om srigurave namah




segunda-feira, 6 de janeiro de 2025

Kriya Yoga Sadhana 77 Shirimad Bhagavad Gita dias 30/12 a 06/01

 Shrimad Bhagavad  Gita 

Gunatraya Vibhaga Yoga

   A Yoga da  Discriminação das Triplas Qualidades da Matéria

Capítulo 14 verso 27



bhrahmano hi prathisthã 'ham
amrtasyã 'vyayasya ca
sasvatasya ca dharmasya
sukhasuai 'kãntikasya ca

Eu sou a morada de Brahman, o Imortal e o imperecível, da vida espiritual eterna e da bem-aventurança absoluta (27)

Esta mensagem eu li e refleti há tres dias. O Natal e Ano Novo foram com meditação e celebrações mundanas, mas muita reflexão sobre a vida em família, a velhice e a perspectiva na família moderna. Isso é objeto também do projeto Gomata e Gopala, ele está amadurecendo, não no plano mental e devocional, na experiência contemplativa, mas na grande lila que é a vida real. Shri Guruji , a palavra viva de Deus respondeu à minha dor de viver um sonho ou realidade. Ele respondeu imediatamente e  direto: isso é real. Na minha velha ansia de servir em um Mosteirooutubro, Ashram ou Monastério, sua resposta enfática sempre é não. Busco  viver estas respostas desde Otubro , no jejum do Navaratri da Mãe Divina. Isso é real e muito poderoso. 

jai jai maa

jai mata kali jai mata durga

kali durga namo namah

jai guru jai jagannath jai gomata jai gopala

"Se você meditar praticando os estágios dos Kriyas superiores, gradualmente avançando no caminho da experiência espiritual, você sentirá uma unidade constante com o Pai Todo-Poderoso residente. Você perceberá o poder maravilhoso de Deus interiormente, saboreando assim a imortalidade e a emancipação. Quando você é imortal, você está livre do medo da morte.

Eu sou o vácuo"Eu não posso morrer, eu sou a paz. Eu sou o Pai Todo-Poderoso que está ao meu redor. Com essa percepção, você permanece constantemente alerta durante cada respiração. Você não tem negatividade. Você não sabe o significado da morte.

Quando o devoto sente essa paz divina, ele não pode falar, não pode se mover, ele não pode cantar. Ele não sabe se está com fome ou não. Ele não pode sentir o movimento da urina ou das fezes. Como uma criança, ele está livre de medo ou vergonha e não sabe se está ou não usando roupas. Ele permanece em constante bem-aventurança, inconsciente de sua própria existência. Seu corpo inteiro é a morada pacífica de Deus. Ele sabe que somente Deus permeia todo o universo. Isso é realidade, realização e bondade. Shi Caitanya Mahaprabhu atingiu esse estágio enquanto vivia em seu Ashram Gambhira (Puri). Ele estava completa e constantemente absorto na consciência de Deus."


Minha reflexão é a quanta distância estou de ficar na consciência divina? Quanta sujeira acumulada ainda reverbera na minha mente. Momentos, as vezes algumas horas na meditação sinto essa comunhão, mas karma yoga é muito difícil. Peço a Shri Guruji que me ajude a persistir. Ao Senhor Baladhadra me ensine a chegar ao êxtase da prática. Já senti uma amostra no passado, mas não soube prossegui. Agora eu sinto o Senhor me cno dia a dia pensamentos e sentimentos ainda me levam para longe do Senhor. me chamando, mas estou presa nas armadilhas da matéria. ~Raramente eu me esqueço, mas me sinto indigna desse amor. Hove vi os pés do meu Mestre em uma postagem ! Li que esse sentimento é puro ego que é preciso se libertar. Li sobre os tres reis Magos, todos os Mestres que reconheceram Jesus e foram presenteá-lo. Baltazar Gaspar e Belchior agradeci aos gurus. Levaram incenso, ouro e mirra. Fiquei atenta ao incenso. Deus é Um, os Mestres Iluminados são Um e nos chamam para a luz divina.Acendi um incenso elevei meu coração para o alto, na chama do fogo pensando em cada chakra, cada setor da minha vida pedindo purificação, limpeza, queima. Percebo isso muitas vezes, mas esta etapa do meu crescimento espiritual, os desafios da auto análise estão mostrando a fragilidade da vida sem o poder de Deus. Tudo ée uma questão de sintonia! Preciso me esforçar mais, vou me esforçar mais. Este é o único caminho, o objetivo romper o ego e entregar tudo mesmo ao poder divino. Voltar a viver na lila do Senhor, onde só existe a paz, o amor e a consciência divina. Vivi esta experiência além da opinião de todos, apenas conectada ao Mestre. Isso é só o que eu procuro, que eu busco. Aos pés do Mestre eu entrego até mesmo esta dor profunda , me abençoe e guie os meus passos , guie minha meditação, no topo estão os seus pés. Toca-los é receber esta energia divina! a força da superação. Ir além das tres qualidades da Natureza. Raja, Tama, Sattva.

Vinoba, no seu livro : Talks on the Gita, reflete sobre este capítulo.

 Abri aleatoriamente como  costumo fazer e me deparei com a reflexão sobre Tamas:

"...Acreditamos que mais descansamos na velhice. Mas essa é uma ideia errônea. Se levarmos nossa vida da maneira certa, seremos capazes de trabalhar, mesmo na velhice. Na verdade, poderíamos ser de maior utilidade na velhice por causa da nossa experiência. E ainda buscamos descanso naquele  tempo."


"...quando o corpo se torna indolente, a mente e o intelecto seguem o exemplo. A estrutura atual da sociedade repousa na preguiça. Isso deu origem a inúmeros infortúnios. Se a preguiça pudesse ser removida, seríamos capazes de eliminar um número substancial. Se não todos, desses infortúnios."


"...O que observamos em nossa sociedade? De um lado, há pessoas se permitindo enferrujar e se tornar inúteis. Os ricos não usam seus órgãos, que enferrujam devido ao desuso. De outro lado, algumas pessoas são obrigadas a trabalhar tão duro que seus corpos se desgastam pelo excesso de trabalho... "

Isso me fez refletir, retomar o velho projeto de colocar a mão na massa, servir afinal mesmo aposentada e com as limitações desta doença, vou trabalhar servindo pessoas com dificuldades. Meu trabalho duro, estudo e experiência pode ser útil para pessoas em vulnerabilidade.

 A prática espiritual é qualquer pratica desapegada feita com amor, conectada a Deus. Eu queria servir de outro modo, mas acho que vou ser mais util assim!

Deus, meu Mestre sempre me a resposta para o caminho que devo seguir. Encontrei várias organizações no município e vou me cadastrar.


Shri Guruji no seu livro Jnana Sankalini Tantra explica  o Caminho da Ação 


" O Senhor Shiva descreve o devoto que segue este caminho  vedabhyasaratah sada  adora  a Mãe Divina, a fonte da energia, força, rituais ou habilidades. Este caminho consiste na adoração, rituais e envolvimento com a natureza. Isto inclui caridade, serviço aos doentes e os pobres. Quem segue este caminho se torna livre do ego e do orgulho."

Sendo a Kriya o caminho do Serviço  Divino Karma Yoga, Conhecimento JnanaYoga e  Bkakti Yoga o Amor Divino sempre caminhando juntos com equilíbrio, guiado pelo guru. Encontrei esta postagem antiga :

Kriya Yoga : Narada Bhakti Sutra , Os segredos do Amor Transcendental, Capitulo 1, verso 4

yat labdhvā pumān siddhah bhavati amṛtah bhavati tṛptah bhavati

1.4 Uma vez que tenha alcançado isso (bhakti)  a pessoa se torna perfeita, imortal e pacífica.

Ah este é o caminho cada passo neste sentido é um avanço. Já me senti mais devotoaao meu Guruji e o Senhor Krishna. Este é um momento difícil de  ficar calada, pensar muito mais antes de falar. Que as minhas palavras sejam como pétalas de rosa e não como espinhos. Meu tempo é curto agora tenho que praticar, praticar e praticar.... Quero  perceber Você em todo o tempo assim como  quando estou sozinha. Sei que você pode me perdoar, mas o karma continua a ser criado .

Oh Deus , Oh Mestres, oh  Guru ,Que eu seja mais proativa e menos reativa, percebendo a presença de Deus sempre comigo, que eu seja consciente com a força do Mestre e a graça divina e passe a praticar Karma Yoga.

Jai guru